Projeto mapeia riscos de acidente de trabalho


Monteiro/PB - Ciente do papel que uma instituição de ensino pode ter para mudar realidades, um projeto no Campus Monteiro do IFPB mapeia os riscos de acidente de trabalho em construções no município. O projeto de pesquisa coordenado pelo professor Cícero Marciano da Silva Santos envolve os estudantes do curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios: Mariane Rodrigues de Carvalho e Andressa Soares da Silva, ambas do 5º período, e Yago de Leon Wanderley, do 7º período.

A iniciativa vista mostrar os hábitos mais perigosos em obras de edificações, para estimular novas práticas. Segundo o professor, são inúmeros os problemas que poderiam ser facilmente evitados com a adoção de medidas simples e, na maioria das vezes, sem um alto custo.

“É uma área conservadora. Aqui temos poucas obras com empresas, a maioria é com pessoas físicas que, geralmente, se recusam a utilizar equipamentos de segurança. Mesmo obras de pequeno porte trazem riscos que poderiam ser evitados com um pequeno investimento em ações básicas de tecnologia”, comenta o professor Cícero.

Ele comenta que na região, é difícil ter dados sobre o número desses acidentes. “Teríamos que ver com a Delegacia Regional do Trabalho de Campina Grande. Aqui no Cariri não tem DRT, não tem Crea. Não tem fiscalização”, comentou o docente.

Segundo Cícero, essa realidade precisa mudar, já que a região, rapidamente, passou a ter mais obras de engenharia, através do polo educacional que foi criado com a expansão do Campus da UFCG em Sumé e do próprio IFPB em Monteiro, das residências do Projeto Federal “Minha casa minha vida” e da Transposição do Rio São Francisco, que vai passar pelo Cariri.

A pesquisa do IFPB mapeia obras em estágios diferentes, de maior e menor porte, para mostrar que os riscos existem em todas as situações. São feitas fotos e até entrevistadas com os trabalhadores, em alguns casos. Embora, as alunas revelem que é difícil eles comentarem sobre os riscos, com medo de que isso possa trazer problemas futuros.

Além dos riscos físicos, os biológicos e químicos também são identificados. A questão dos riscos não envolve só acidentes físicos, mas também doenças ocupacionais. O trabalho terá sugestão das medidas de proteção. Na avaliação de Cícero, o quadro na área vai melhorar quando os profissionais do IFPB se formarem e ocuparem os postos onde é preciso fazer o mapa de risco.

Segundo Mariane, a experiência tem sido enriquecedora. “Ir sozinha a campo, ver a realidade do que a gente aprende, me fez gostar mais da área. Quero me dedicar a isso no Trabalho de Conclusão de Curso”, comentou. A pesquisa já deve render dois artigos, um para o Connepi e outros para a Revista Principia.

Fonte: IFPB





0 Comentário(s)  comentario
APS Associados
Assessoria Profissional em Sistemas

Largo Padre Péricles, 145 | 17º andar
Perdizes | CEP 01156-040
São Paulo | SP

+55 (11) 3666-1430
sac@apsbr.com.br

Sistema de Gerenciamento de SSMA em Empreendimentos - Obras

A APS desenvolve sistema de gestão em SSMA para aplicação em projetos de capital. Realiza o gerenciamento de obras, comissionamento, e apoio ao inicio de operação.
Sistemas de gestão em Saúde, Segurança e Meio ambiente

O Sistema de Gestão é elaborado de acordo com os requisitos legais, diretrizes da organização e demanda das partes interessadas. Podem ser incluídos os requisitos de Responsabilidade Social (Norma SA8000), guias do Banco Mundial, requisitos da CVM, Programa de Atuação Responsável da Indústria Química, entre outros.
Higiene Ocupacional

Avaliações ambientais e exposição de pessoas à agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Metodologias para identificação de perigos e riscos à saúde, e identificação de necessidades, além de Gestão de Afastados (reabilitação).
Engenharia de Segurança

Assessoria técnica, jurídica e legal. Identificação e aplicação de práticas para atendimento à requisitos legais. Assessoria em Perícia Técnica. Planejamento e realização de cursos, seminários e workshops.
Engenharia Ambiental

Construção e implantação de Sistema de Gestão Ambiental. Processos para licenciamento ambiental. Identificação de aspectos e impactos ambientais. Avaliação de emissões atmosféricas - VOC - Voláteis Orgânicos. Estudo e avaliação de recursos hídricos. Processo de educação ambiental por meio de treinamentos, seminários e workshops.
Treinamentos

A APS oferece mais de 40 cursos, palestras e workshops nas áreas de Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Higiene Ocupacional e Gerenciamento Ambiental, incluindo o atendimento às Normas Regulamentadoras do MTE.
Desenvolvimento de cursos, seminários e workshop sob demanda.
RSS Twitter Facebook Youtube
SAC

© 2017 APS Associados S/C Ltda.