Cartilha do Corpo de Bombeiros ensina a evitar acidentes domésticos


 
Nas férias, crianças ficam mais em casa, aumentando riscos de acidentes.
Tenente do Corpo de Bombeiros mostra como diminuir o perigo.
 


Minas Gerais/MG - Em período de férias, aumentam os riscos de acidentes domésticos envolvendo crianças, que passam mais tempo dentro de casa do mês de julho. Os perigos podem ser evitados com cuidados simples, de acordo com os bombeiros, para proteger principalmente crianças e idosos. A corporação elaborou uma cartilha para orientar sobre esse tipo de prevenção.

O tenente do Corpo de Bombeiros Miguel Teixeira explica que, na cozinha, é importante tirar da vista das crianças as facas. Um dos maiores perigos neste cômodo da casa, segundo ele, está no fogão. O suporte das panelas virados para fora ficam exatamente na altura da criança, facilitando que ela tente pegá-lo, fazendo a panela cair, provocando queimaduras. O ideal é manter o suporte para dentro.

A área de serviço é o cômodo da casa onde mais se registra afogamentos de crianças, de acordo com o tenente. Os baldes com dois dedos de água já são suficientes para uma criança afogar. Uma dica é deixa-los empilhados.

Os produtos de limpeza devem ficar fora do alcance das crianças, assim como os medicamentos. Telas de proteção ou grades devem ser colocadas em janelas e varandas. Os móveis que podem servir de apoio para a criança alcançar a janela não devem ser usados. Também é importante colocar borrachinhas nas pontas dos móveis, Na hora do banho, os objetos usados devem ser levados para o banheiro de uma só vez, para que não seja necessário sair para buscar algo e deixar o bebê sozinho.

Para acessar a cartilha dos bombeiros com orientações que ajudam a evitar vários tipos de acidentes domésticos, acesse o portal da corporação.

Fonte: G1





0 Comentário(s)  comentario
APS Associados
Assessoria Profissional em Sistemas

Largo Padre Péricles, 145 | 17º andar
Perdizes | CEP 01156-040
São Paulo | SP

+55 (11) 3666-1430
sac@apsbr.com.br

Sistema de Gerenciamento de SSMA em Empreendimentos - Obras

A APS desenvolve sistema de gestão em SSMA para aplicação em projetos de capital. Realiza o gerenciamento de obras, comissionamento, e apoio ao inicio de operação.
Sistemas de gestão em Saúde, Segurança e Meio ambiente

O Sistema de Gestão é elaborado de acordo com os requisitos legais, diretrizes da organização e demanda das partes interessadas. Podem ser incluídos os requisitos de Responsabilidade Social (Norma SA8000), guias do Banco Mundial, requisitos da CVM, Programa de Atuação Responsável da Indústria Química, entre outros.
Higiene Ocupacional

Avaliações ambientais e exposição de pessoas à agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Metodologias para identificação de perigos e riscos à saúde, e identificação de necessidades, além de Gestão de Afastados (reabilitação).
Engenharia de Segurança

Assessoria técnica, jurídica e legal. Identificação e aplicação de práticas para atendimento à requisitos legais. Assessoria em Perícia Técnica. Planejamento e realização de cursos, seminários e workshops.
Engenharia Ambiental

Construção e implantação de Sistema de Gestão Ambiental. Processos para licenciamento ambiental. Identificação de aspectos e impactos ambientais. Avaliação de emissões atmosféricas - VOC - Voláteis Orgânicos. Estudo e avaliação de recursos hídricos. Processo de educação ambiental por meio de treinamentos, seminários e workshops.
Treinamentos

A APS oferece mais de 40 cursos, palestras e workshops nas áreas de Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Higiene Ocupacional e Gerenciamento Ambiental, incluindo o atendimento às Normas Regulamentadoras do MTE.
Desenvolvimento de cursos, seminários e workshop sob demanda.
RSS Twitter Facebook Youtube
SAC

© 2017 APS Associados S/C Ltda.