Má postura no ambiente de trabalho pode causar problemas nas costas e membros superiores


Veja dicas de como evitar o desconforto


Metas, horários e obrigações no trabalho fazem com as pessoas acabem priorizando os prazos e deixem a saúde de lado. Um pesquisa desenvolvida na Universidade de de Queensland, na Austrália, apontou que cada hora que um adulto com mais de 25 anos permanece sentado, sua expectativa de vida é reduzida em 21 minutos. Além deste agravante, a má postura pode ocasionar um série problemas à coluna e membros superiores.

As ocorrências vão desde uma simples lombalgia, caracterizada por dor na região lombar da coluna, ou cervicalgia, indetificada como dor na região da coluna cervical. Nos casos mais graves, pode-se encontrar escoliose e hérnia de disco. A primeira é o encurvamento anormal da coluna vertebral, enquanto a conhecida hérnia de disco é a lesão dos discos que compõem a coluna vertebral.

O fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), explica que o profissional que trabalha muito tempo no computador está sujeito a ficar com a tensão muscular aumentada na região do trapézio e também desenvolver dores cervicais e até de cabeça.

Outra consequência da má postura é o surgimento de DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos), cujos sintomas podem chegar a dores recorrentes, sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono. Em casos muito graves, a única solução é o procedimento cirúrgico.

Segundo Martins, a responsabilidade não é só do funcionário. Ele lembra a importância da Norma Regulamentadora 17 (NR17), criada pelo Governo Federal, que visa proporcionar as condições mínimas de conforto físico e mental.

— A empresa deve providenciar um laudo ergonômico para identificar possíveis postos de trabalho que não estão em conformidade com a NR17 — alerta Martins.

Confira dicas do especialista para evitar problemas ocasionados pela má postura:

— Em um escritório é preciso estar atendo à postura durante todo o dia
— É importante escolher a cadeira certa para cada função e biotipo, e também utilizar apoio de pés quando necessário
— O monitor deve estar na altura dos olhos, o teclado e o mouse bem próximos ao colaborador que deve estar sentado perto da mesa de trabalho
— É importante levantar, circular por cinco minutos a cada uma hora trabalhada e sempre praticar alongamentos, ginástica laboral e atividade física

Fonte: Zero Hora





0 Comentário(s)  comentario
APS Associados
Assessoria Profissional em Sistemas

Largo Padre Péricles, 145 | 17º andar
Perdizes | CEP 01156-040
São Paulo | SP

+55 (11) 3666-1430
sac@apsbr.com.br

Sistema de Gerenciamento de SSMA em Empreendimentos - Obras

A APS desenvolve sistema de gestão em SSMA para aplicação em projetos de capital. Realiza o gerenciamento de obras, comissionamento, e apoio ao inicio de operação.
Sistemas de gestão em Saúde, Segurança e Meio ambiente

O Sistema de Gestão é elaborado de acordo com os requisitos legais, diretrizes da organização e demanda das partes interessadas. Podem ser incluídos os requisitos de Responsabilidade Social (Norma SA8000), guias do Banco Mundial, requisitos da CVM, Programa de Atuação Responsável da Indústria Química, entre outros.
Higiene Ocupacional

Avaliações ambientais e exposição de pessoas à agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Metodologias para identificação de perigos e riscos à saúde, e identificação de necessidades, além de Gestão de Afastados (reabilitação).
Engenharia de Segurança

Assessoria técnica, jurídica e legal. Identificação e aplicação de práticas para atendimento à requisitos legais. Assessoria em Perícia Técnica. Planejamento e realização de cursos, seminários e workshops.
Engenharia Ambiental

Construção e implantação de Sistema de Gestão Ambiental. Processos para licenciamento ambiental. Identificação de aspectos e impactos ambientais. Avaliação de emissões atmosféricas - VOC - Voláteis Orgânicos. Estudo e avaliação de recursos hídricos. Processo de educação ambiental por meio de treinamentos, seminários e workshops.
Treinamentos

A APS oferece mais de 40 cursos, palestras e workshops nas áreas de Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Higiene Ocupacional e Gerenciamento Ambiental, incluindo o atendimento às Normas Regulamentadoras do MTE.
Desenvolvimento de cursos, seminários e workshop sob demanda.
RSS Twitter Facebook Youtube
SAC

© 2017 APS Associados S/C Ltda.